Quantas vezes na vida, por falta de uma boa piada para me ajudar, tomei a decisão equivocada? Quantas vezes agi erradamente por não ter uma anedota que me fizesse refletir sobre os meus atos? Para dar um exemplo, eu cito essa piada abaixo, que sempre foi muito importante para mim. Toda vez que estou prestes a realizar um ato por impulso, eu me lembro dela:
Um velhinho de 85 anos volta a cidade em que viveu até os 40 anos de idade. Ele percorre a cidade de carro ao lado do neto, mostrando os pontos mais importantes. Passam pela ponte que cruza o rio no centro da cidade.
O velhinho conta pro neto:
- Eu me lembro que ajudei a construir essa ponte . Mas as pessoas da cidade não dizem: Olha lá o construtor da ponte!
Eles passam pelo cinema.
- Eu também ajudei a construir esse cinema. Mas ninguém aqui diz: olha lá o construtor do cinema!
Eles passam por um bar.
- Fui eu que fiz esse bar também. Todo mundo se diverte ali, mas ninguém diz: olha lá o construtor do bar !
O velho faz uma pausa. Logo fala:
- Mas é só você comer o cu de uma cabrinha…
Quantos atos impensados deixei de cometer por causa dessa piada? Quantas besteiras ela me fez evitar? Perdi a conta. Graças a ela, deixei de comer várias cabras em minha vida! Várias! Sempre que pensava em meter numa cabrinha, eu me lembrava dessa anedota e me refreava. Ei, você tá rindo de quê? É claro que as cabras a que me refiro são cabras metafóricas, uma forma de dizer! É assim que as piadas funcionam, com metáforas, associações, comparações. Você analisa a anedota, adapta a sua situação, se coloca no lugar do personagem e então conclui algo sobre o que está prestes a fazer. Entendeu? Se quiser entender melhor, compre o livro UMA PIADA PODE SALVAR SUA VIDA, de Beto Silva.
visite o site:
seja o primeiro a comentar!
Liks é o criador do All downloads of taguá entre outros blogs. Eu sou designer, blogueiro, técnico em informática e webdesigner
Estou terminando meu curso de administração pela Fac JK/Anhanguera do DF.
Veja minha lista de blogs by LIKS:
Faça seu comentário