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01 fevereiro 2009

Crie Seu Proprio Mapa Para C.S

1º Passo

Baixe o Hammer 3.4


2ºPasso


Depois de instalar o Hammer é preciso configura-lo.

Abra o Hammer vá em Ferramentas - Opções
e Deixe suas Opções assim

Geral
Visões 2D
Visões 3D

Na aba Texturas , adicione os arquivos .wad encontrados na pasta
cstrike e Valve/Valve

As texturas mais utilizadas são:

-xeno.wad
-halflife.wad
-liquids.wad
-broffice.wad
-zeditor.wad
-zhlt.wad

:idea: Não bote mais de 12 texturas pois seu mapa vai ficar com lag depois de criado.


✔Configurações de Jogo


Imagem

Em Arquivos Data do Jogo selecione: halflife-cs_expert.fgd


✔Programas de Configuração

Imagem


Configuração: Selecione Counter Strike

Executável do Jogo:Selecione o hl.exe mais os parâmetros "-nomaster –game cstrike" sem as Aspas
Ficando Assim:C:\Arquivos de Programas\Valve\hl.exe – nomaster – game cstrike

Executável CSG:Selecione hlcsg.exe

Executável BSP:Selecione hlbsp.exe

Executável VIS:Selecione hlvis.exe

Executável RAD:Selecione hlrad.exe

E no Último Selecione o Diretório de seus mapas de CS que seria no meu caso :

C:\Arquivos de programas\Valve\cstrike\maps


OK


3º Passo


✔Vamos Criar Nosso Mapa...

Selecione uma textura para seu chão Clicando em
Procurar no canto Direito

Foto

Escolha a textura de seu Gosto.

Textura Escolhida por Mim

Agora pegue a Ferramenta de Brush e faça um quadrado na tela top e de enter.

Quadrado

Isso vai ser o chão do mapa
para você ver seu chão va na janela camera e vai movendo com as setas do teclado e com a bolinha do mouse
até achar seu chão..

Agora vamos criar as paredes do nosso mapa

Selecione a Ferramenta de Brush e Faça um retângulo do lado de uma das partes do chão

:idea: Se Quiser usar uma textura diferente da do chão pode usar o critério é seu.

Parede


:?: Mas e se a parede ficar desigual?
Vamos levanta-la então

Selecione a parede e vá até a tela side
Depois vá e aumente a altura de sua parede

Ficando Assim

Faça isso nos quatro lados do chão (Quadrado)
Ficando assim seu mapa

Mapa com Paredes Erguidas

Agora que tau adiciona um Vidro inquebrável no centro do Mapa!!

Clique em Procurar para procurar uma textura e em Filtro
Digita:glass
Escolha qualquer textura começada com glass
Feito isso Selecione a Ferramenta de Brush e crie um Brush no centro do Mapa

Assim

Agora selecione o Vidro e clique no Botão Para Entidade no Canto Direito da Tela
em Classe selecione:func_wall
Depois clique em Render Mode e selecione:Texture
e Por último clique em FX Ammount e escolhe um número de 0 a 255
0=Vidro totalmente Transparente
255=Vidro Sólido
E Feche

Agora Digamos que você quer colocar umas armas no châo tipo mapa fy

Selecione a Ferramenta:Entyti Tool
Acima da Ferramenta de Brush

E Va la no canto direito em Objetos
e Selecione Armoury Entity
e clique aonde você quer que fique a arma e depois de enter

Depois de Feito Isso selecione a Entidade que seria a arma que você acabou de fazer
clique com o botão direito do mouse e va em Propriedades
Depois disso clique em item e selecione a arma que você quer que fique no chao
Depois é soh fechar e pronto sua arma ja vai estar la no local desejado
Agora vamos botar onde os players vao nascer
Com a mesma Ferramenta selecione info_player_start e selecione na area top o local e de onde o ct vai nascer e depois para o tr é só selecionar info_player_deathmatch

E por utimo vamos fazer o céu

Selecione a Textura SKY
Depois Selecione a Ferramenta de Brush e faça um Brush do tamanho do chão de seu mapa e de ENTER
na area side com o seu céu selecionado boto ele no topo para ele ficar em cima e assim seu céu esta feito


✔Transformando um mapa en bsp.

Baixe esses arquivos

:arrow: http://www.slackiller.com/hlprograms/zhlt253-17.zip
:arrow: http://mapping.diamond-age.com/files/ha ... expert.zip

crie uma pasta dentro da pasta Valve Hammer Editor com o nome de
ZHLT/e jogue os arquivos baixados na pasta

agora quando é soh seguir os passos abaixo que você ira conseguir tranformar em bsp

Aperte F9 e salve seu mapa com o nome desejado
o meu vai ser Tutorial1
Mapa

e Salve depois abrira uma tela e deixe as configurações assim

Compilar Mapa

Depois clique em Modo Expert
Deixe as Configurações Assim

Modo Expert

clique em Compilar e o Hammer vai criar o bsp na pasta maps de seu cs

Pronto



Aqui vai como fazer escadas e outros
...

Como fazer um Botao (para acender luz, abrir portas, etc.)

Crie um brush para o botão
Pinte com qualquer textura que comece com "+". Na verdade, voce pode usar qualquer textura, mas estas tem um estado ligado/desligado.
Selecione o brush do botao
Clique no botao ToEntity ()
Selecione o tipo func_button e sete os key/values:

- Target = Nome da entidade que voce vai ligar
- Delay before reset = Segundos para estar ativo novamente depois de ser apertado
- Sounds = O som que faz quando voce aperta



Como criar uma fonte de luz


Crie uma nova entidade light e posicione na fonte da luz
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Brightness = Selecione a cor da luz
- Appearance = Tipo da luz (normal, strobo, picando, fogo, etc.)

-----

Como fazer um interruptor para acender/apagar esta luz


Selecione a luz, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Name = light1 (ou um nome qualquer que você queira dar para a luz)
- Flag Initially Dark = Ligue se você quiser que a luz comece apagada.

Crie um botao seguindo o Como fazer um botao e posicione-o em qualquer lugar
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = light1 (ou o nome que você deu para a luz)

---

✔ Como fazer uma grade

Crie um brush usando qualquer textura que comece com "{" (as partes azuis ficarao transparentes) e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_wall e sete os seguintes key/values:
- Render mode = Solid
- FX Ammount = 255

---

✔ Como fazer uma escada


Crie um brush fino de 2 pontos para a escada seguindo o Como fazer uma grade
Crie um outro brush de 2 pontos na face que sera "subivel" com a textura AAATRIGGER e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_ladder

---

✔ Como fazer uma porta normal
(de casa):

Crie o brush da porta
Crie um brush usando a textura ORIGIN com metade do tamanho da porta e posicione o seu centro exatamente onde vai ser o centro de rotacao da porta (onde seriam as dobradicas)
Selecione estes 2 brushes
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_door_rotating e sete os seguintes key/values:

- Name = porta1 (ou o nome que voce quer dar a porta)
- Angle = 90
- Delay before close = 2 (tempo ate a porta se fechar sozinha. -1 fica aberta)
- Move sound = Selecione o som da porta se abrindo
- Stop sound = Selecione o som da porta parando

Para abrir a porta quando voce toca nela:

Crie um brush usando a textura AAATRIGGER rodeando a porta. Nao precisa pegar a porta inteira, eh so para delimitar uma area onde, se voce passar por ela, a porta se abre.
Selecione este brush
Clique no botao ToEntity ()
Selecione trigger_multiple e sete os seguintes key/values:

- Target = porta1 (ou o nome que voce deu a porta)

Para abrir a porta quando voce aperta um botao:

Crie um botao seguindo o Como fazer um botao e posicione-o onde voce quiser
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = porta1 (ou o nome que voce deu a porta)

----

✔ Como fazer Água:

A água no Half-Life é um brush que você pode nadar dentro, portanto...
Crie o brush da agua usando qualquer textura que comece com ! (Estas texturas tem um efeito que parece agua se movendo).
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_water e sete os seguintes key/values:
- FX Ammount = um numero entre 0 (totalmente transparente) and 255 (visibilidade 0)

----

✔ Como adicionar um som ambiente:

Crie uma nova entidade ambient_generic e posicione no local de onde o som vai sair
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:

- WAV Name = ambience/filename.wav (arquivo do som, veja os sons disponiveis dentro do diretorio sound dos arquivos PAKs do jogo. Na pagina de ferramentas tem varios visualizadores de PAK)
- Volume = um numero entre 0 (baixo) e 10 (alto)
- Flag Start Silent = Ligue para que comece silencioso. Voce vai ter que liga-lo com um botao depois
- Flag Play Everywhere = Ligue para que seja ouvido mapa inteiro
- Flag Small Radius = Ligue para que seja ouvido num raio pequeno
- Flag Medium Radius = Ligue para que seja ouvido num raio medio
- Flag Large Radius = Ligue para que seja ouvido num raio grande

----

✔ Como fazer efeitos de faísca

Crie uma nova entidade env_spark e posicione-a no centro de onde vai sair a faísca
é isso ai! Você já tem uma faísca, com som e tudo!

----

✔ Como disparar varias coisas numa sequencia

Digamos... você quer acender as luzes, tocar uma sirene e abrir algumas portas quando aperta um botao.
A solução é usar a entidade multi_manager

Primeiro crie a luz (com o flag Initially Dark ligado), as portas e o som de sirene (com o flag Start Silent ligado) e de nomes a todos eles
Crie o botao que vai acionar tudo isso seguindo o Como fazer um botao e posicione onde você quiser
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:

- Target = multi1 (ou o nome que voce quer dar ao seu multi_manager)
Crie uma nova entidade multi_manager e posicione em qualquer lugar (no importa onde)
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Name = multi1 (ou o nome que voce deu queira dar a ela)
Ainda na janela de propriedades, desligue o botao SmartEdit:
Adicione key/values clicando no botao add, onde key vai ser o nome de uma entidade e value o numero de segundos que ela sera acionada apos o botao ser pressionado e o multi_manager acionado
Confuso? Veja estes exemplos, adicione:

- key = light1 (nome da luz), value = 0
- key = siren1 (nome da sirene), value = 0
- key = porta1 (nome da 1a porta), value = 1
- key = porta2 (nome da 2a porta), value = 2
- key = porta3 (nome da 3a porta), value = 3

Quando voce aperta o botao, ele aciona o multi1. Imediatamente ele vai disparar:

- light1 e siren1 imediatamente (0 segundos).
- Depois de 1 segundo, abre a porta1 (1 segundo depois de multi1 ser ativado)
- Depois de mais 1 segundo, abre a porta2 (2 segundos depois de multi1 ser ativado)
- Depois outro 1 segundo, abre a porta3 (3 segundos depois de multi1 ser ativado)

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