1º Passo
Baixe o Hammer 3.4
2ºPasso
Depois de instalar o Hammer é preciso configura-lo.
Abra o Hammer vá em Ferramentas - Opções
e Deixe suas Opções assim
Geral
Visões 2D
Visões 3D
Na aba Texturas , adicione os arquivos .wad encontrados na pasta
cstrike e Valve/Valve
As texturas mais utilizadas são:
-xeno.wad
-halflife.wad
-liquids.wad
-broffice.wad
-zeditor.wad
-zhlt.wad
Não bote mais de 12 texturas pois seu mapa vai ficar com lag depois de criado.
✔Configurações de Jogo
Em Arquivos Data do Jogo selecione: halflife-cs_expert.fgd
✔Programas de Configuração
Configuração: Selecione Counter Strike
Executável do Jogo:Selecione o hl.exe mais os parâmetros "-nomaster –game cstrike" sem as Aspas
Ficando Assim:C:\Arquivos de Programas\Valve\hl.exe – nomaster – game cstrike
Executável CSG:Selecione hlcsg.exe
Executável BSP:Selecione hlbsp.exe
Executável VIS:Selecione hlvis.exe
Executável RAD:Selecione hlrad.exe
E no Último Selecione o Diretório de seus mapas de CS que seria no meu caso :
C:\Arquivos de programas\Valve\cstrike\maps
OK
3º Passo
✔Vamos Criar Nosso Mapa...
Selecione uma textura para seu chão Clicando em
Procurar no canto Direito
Foto
Escolha a textura de seu Gosto.
Textura Escolhida por Mim
Agora pegue a Ferramenta de Brush e faça um quadrado na tela top e de enter.
Quadrado
Isso vai ser o chão do mapa
para você ver seu chão va na janela camera e vai movendo com as setas do teclado e com a bolinha do mouse
até achar seu chão..
Agora vamos criar as paredes do nosso mapa
Selecione a Ferramenta de Brush e Faça um retângulo do lado de uma das partes do chão
Se Quiser usar uma textura diferente da do chão pode usar o critério é seu.
Parede
Mas e se a parede ficar desigual?
Vamos levanta-la então
Selecione a parede e vá até a tela side
Depois vá e aumente a altura de sua parede
Ficando Assim
Faça isso nos quatro lados do chão (Quadrado)
Ficando assim seu mapa
Mapa com Paredes Erguidas
Agora que tau adiciona um Vidro inquebrável no centro do Mapa!!
Clique em Procurar para procurar uma textura e em Filtro
Digita:glass
Escolha qualquer textura começada com glass
Feito isso Selecione a Ferramenta de Brush e crie um Brush no centro do Mapa
Assim
Agora selecione o Vidro e clique no Botão Para Entidade no Canto Direito da Tela
em Classe selecione:func_wall
Depois clique em Render Mode e selecione:Texture
e Por último clique em FX Ammount e escolhe um número de 0 a 255
0=Vidro totalmente Transparente
255=Vidro Sólido
E Feche
Agora Digamos que você quer colocar umas armas no châo tipo mapa fy
Selecione a Ferramenta:Entyti Tool
Acima da Ferramenta de Brush
E Va la no canto direito em Objetos
e Selecione Armoury Entity
e clique aonde você quer que fique a arma e depois de enter
Depois de Feito Isso selecione a Entidade que seria a arma que você acabou de fazer
clique com o botão direito do mouse e va em Propriedades
Depois disso clique em item e selecione a arma que você quer que fique no chao
Depois é soh fechar e pronto sua arma ja vai estar la no local desejado
Agora vamos botar onde os players vao nascer
Com a mesma Ferramenta selecione info_player_start e selecione na area top o local e de onde o ct vai nascer e depois para o tr é só selecionar info_player_deathmatch
E por utimo vamos fazer o céu
Selecione a Textura SKY
Depois Selecione a Ferramenta de Brush e faça um Brush do tamanho do chão de seu mapa e de ENTER
na area side com o seu céu selecionado boto ele no topo para ele ficar em cima e assim seu céu esta feito
✔Transformando um mapa en bsp.
Baixe esses arquivos
http://www.slackiller.com/hlprograms/zhlt253-17.zip
http://mapping.diamond-age.com/files/ha ... expert.zip
crie uma pasta dentro da pasta Valve Hammer Editor com o nome de
ZHLT/e jogue os arquivos baixados na pasta
agora quando é soh seguir os passos abaixo que você ira conseguir tranformar em bsp
Aperte F9 e salve seu mapa com o nome desejado
o meu vai ser Tutorial1
Mapa
e Salve depois abrira uma tela e deixe as configurações assim
Compilar Mapa
Depois clique em Modo Expert
Deixe as Configurações Assim
Modo Expert
clique em Compilar e o Hammer vai criar o bsp na pasta maps de seu cs
Pronto
Aqui vai como fazer escadas e outros...
Como fazer um Botao (para acender luz, abrir portas, etc.)
Crie um brush para o botão
Pinte com qualquer textura que comece com "+". Na verdade, voce pode usar qualquer textura, mas estas tem um estado ligado/desligado.
Selecione o brush do botao
Clique no botao ToEntity ()
Selecione o tipo func_button e sete os key/values:
- Target = Nome da entidade que voce vai ligar
- Delay before reset = Segundos para estar ativo novamente depois de ser apertado
- Sounds = O som que faz quando voce aperta
Como criar uma fonte de luz
Crie uma nova entidade light e posicione na fonte da luz
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Brightness = Selecione a cor da luz
- Appearance = Tipo da luz (normal, strobo, picando, fogo, etc.)
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Como fazer um interruptor para acender/apagar esta luz
Selecione a luz, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Name = light1 (ou um nome qualquer que você queira dar para a luz)
- Flag Initially Dark = Ligue se você quiser que a luz comece apagada.
Crie um botao seguindo o Como fazer um botao e posicione-o em qualquer lugar
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = light1 (ou o nome que você deu para a luz)
---
✔ Como fazer uma grade
Crie um brush usando qualquer textura que comece com "{" (as partes azuis ficarao transparentes) e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_wall e sete os seguintes key/values:
- Render mode = Solid
- FX Ammount = 255
---
✔ Como fazer uma escada
Crie um brush fino de 2 pontos para a escada seguindo o Como fazer uma grade
Crie um outro brush de 2 pontos na face que sera "subivel" com a textura AAATRIGGER e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_ladder
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✔ Como fazer uma porta normal(de casa):
Crie o brush da porta
Crie um brush usando a textura ORIGIN com metade do tamanho da porta e posicione o seu centro exatamente onde vai ser o centro de rotacao da porta (onde seriam as dobradicas)
Selecione estes 2 brushes
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_door_rotating e sete os seguintes key/values:
- Name = porta1 (ou o nome que voce quer dar a porta)
- Angle = 90
- Delay before close = 2 (tempo ate a porta se fechar sozinha. -1 fica aberta)
- Move sound = Selecione o som da porta se abrindo
- Stop sound = Selecione o som da porta parando
Para abrir a porta quando voce toca nela:
Crie um brush usando a textura AAATRIGGER rodeando a porta. Nao precisa pegar a porta inteira, eh so para delimitar uma area onde, se voce passar por ela, a porta se abre.
Selecione este brush
Clique no botao ToEntity ()
Selecione trigger_multiple e sete os seguintes key/values:
- Target = porta1 (ou o nome que voce deu a porta)
Para abrir a porta quando voce aperta um botao:
Crie um botao seguindo o Como fazer um botao e posicione-o onde voce quiser
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = porta1 (ou o nome que voce deu a porta)
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✔ Como fazer Água:
A água no Half-Life é um brush que você pode nadar dentro, portanto...
Crie o brush da agua usando qualquer textura que comece com ! (Estas texturas tem um efeito que parece agua se movendo).
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_water e sete os seguintes key/values:
- FX Ammount = um numero entre 0 (totalmente transparente) and 255 (visibilidade 0)
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✔ Como adicionar um som ambiente:
Crie uma nova entidade ambient_generic e posicione no local de onde o som vai sair
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- WAV Name = ambience/filename.wav (arquivo do som, veja os sons disponiveis dentro do diretorio sound dos arquivos PAKs do jogo. Na pagina de ferramentas tem varios visualizadores de PAK)
- Volume = um numero entre 0 (baixo) e 10 (alto)
- Flag Start Silent = Ligue para que comece silencioso. Voce vai ter que liga-lo com um botao depois
- Flag Play Everywhere = Ligue para que seja ouvido mapa inteiro
- Flag Small Radius = Ligue para que seja ouvido num raio pequeno
- Flag Medium Radius = Ligue para que seja ouvido num raio medio
- Flag Large Radius = Ligue para que seja ouvido num raio grande
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✔ Como fazer efeitos de faísca
Crie uma nova entidade env_spark e posicione-a no centro de onde vai sair a faísca
é isso ai! Você já tem uma faísca, com som e tudo!
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✔ Como disparar varias coisas numa sequencia
Digamos... você quer acender as luzes, tocar uma sirene e abrir algumas portas quando aperta um botao.
A solução é usar a entidade multi_manager
Primeiro crie a luz (com o flag Initially Dark ligado), as portas e o som de sirene (com o flag Start Silent ligado) e de nomes a todos eles
Crie o botao que vai acionar tudo isso seguindo o Como fazer um botao e posicione onde você quiser
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = multi1 (ou o nome que voce quer dar ao seu multi_manager)
Crie uma nova entidade multi_manager e posicione em qualquer lugar (no importa onde)
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Name = multi1 (ou o nome que voce deu queira dar a ela)
Ainda na janela de propriedades, desligue o botao SmartEdit:
Adicione key/values clicando no botao add, onde key vai ser o nome de uma entidade e value o numero de segundos que ela sera acionada apos o botao ser pressionado e o multi_manager acionado
Confuso? Veja estes exemplos, adicione:
- key = light1 (nome da luz), value = 0
- key = siren1 (nome da sirene), value = 0
- key = porta1 (nome da 1a porta), value = 1
- key = porta2 (nome da 2a porta), value = 2
- key = porta3 (nome da 3a porta), value = 3
Quando voce aperta o botao, ele aciona o multi1. Imediatamente ele vai disparar:
- light1 e siren1 imediatamente (0 segundos).
- Depois de 1 segundo, abre a porta1 (1 segundo depois de multi1 ser ativado)
- Depois de mais 1 segundo, abre a porta2 (2 segundos depois de multi1 ser ativado)
- Depois outro 1 segundo, abre a porta3 (3 segundos depois de multi1 ser ativado)
aa
Nós da equipe AdoT não hospedamos nenhum
dos arquivos que se encontram
aqui,
apenas indicamos o local do download. . .
Quaisquer
arquivos protegidos por leis de Copyright, devem ser deletados ou então
comprados em no máximo 24 Horas. A aquisição
desses arquivos pela internet é
de única
e exclusiva responsabilidade do usuário.
01 fevereiro 2009
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Liks é o criador do All downloads of taguá entre outros blogs. Eu sou designer, blogueiro, técnico em informática e webdesigner
Estou terminando meu curso de administração pela Fac JK/Anhanguera do DF.
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